sábado, 29 de outubro de 2011

quando posso começar a fazer o teste de gravidez

O momento ideal para fazer o teste de gravidez depende de que tipo de exame você vai fazer. Há dois tipos: o teste de farmácia, que é feito com a urina, e o exame de sangue.
Os dois são eficazes porque medem a quantidade do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), que só é produzido no corpo durante a gravidez, exceto em casos raros (determinados medicamentos para a fertilidade contêm o hormônio, por exemplo).
Os testes de gravidez de farmácia detectam a presença de hCG na sua urina. Dependendo da marca, um teste pode ser mais sensível que o outro. Os mais sensíveis conseguem detectar níveis de 20 IU/l de hCG na urina (outros detectam a partir de 50 IU/l).
Infelizmente, as embalagens dos testes vendidos nas farmácia não costumam especificar a sensibilidade do exame. Os testes mais sensíveis normalmente são mais caros, mas isso não é necessariamente regra.
Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).
Se der positivo, de acordo com as instruções do teste, é praticamente certo que você está grávida. Se der negativo, talvez ainda possa estar. Pode ser que ainda não haja quantidade suficiente de hCG na urina para ser detectada pelo teste. Os níveis de hCG dobram a cada dois ou três dias, portanto, se a menstruação não aparecer, espere alguns dias e tente de novo.
O exame de sangue para detectar a gravidez pode ser de dois tipos: qualitativo ou quantitativo. O qualitativo diz apenas se você está ou não grávida (negativo ou positivo), como no teste de farmácia. O quantitativo mostra exatamente a concentração do hCG no sangue (os exames de sangue medem a subunidade beta do hCG, por isso às vezes são conhecidos apenas como "beta"). Os exames consideram grávida a mulher que tenha pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue.
Se possível, peça para fazer o quantitativo, pois a informação sobre a quantidade de hormônio pode ser útil para seu médico.
O ideal é que o exame de sangue seja receitado pelo médico, mas boa parte dos laboratórios faz o exame mesmo sem pedido médico. O exame de sangue é mais preciso porque independe de outros fatores como a concentração da urina, por exemplo, nos testes de farmácia. Ele pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação.
Atenção: Lembre-se de que cada organismo funciona no seu ritmo, e que quase sempre é impossível determinar o dia exato da ovulação. Pode ser que naquele mês você tenha ovulado mais tarde, e então a fabricação do hormônio, em caso de gravidez, também acontecerá mais tarde. Se a menstruação não vier, aguarde mais alguns dias e tente de novo. E não deixe de marcar uma consulta com seu ginecologista.
outra dica!!!
 Teste de gravidez caseiro

Os principais são: teste de farmácia, teste de laboratório e também o teste de gravidez caseiro. Se você está suspeitando que esteja grávida é só fazer um destes três testes e irá verificar se realmente está grávida ou não. Mas, saiba que o melhor e o que dá maior certeza se você realmente está ou não grávida é o exame de sangue.

Testes de gravidez caseiro:

- "Se tiver um atraso de 1 dia e o teste da farmácia der negativo, cá está um teste marroquino que antigamente faziam antes de existirem os testes da farmácia e de sangue, então cá vai:
Numa caixa de plástico (pode ser aquela das analises de urina ou outra qualquer) por a urina da noite antes de se ir deitar, juntar lá dentro uma agulha nova de metal, fechar bem a caixa e deixar actuar 8 horas no mínimo. No dia seguinte ao abrir a caixa, se a agulha não mudou de cor não está grávida, se a agulha ficou preta, espere mais 3 dias e faça o teste e terá um belo e grande positivo. Dizem que este teste é muito fiável e quase todas as mulheres marroquinas o fazem."
- Pegar a urina e colocar alvejanteE...se a urina espumar está gravida!
- Colocar a urina na panela, levar ao fogo até ferver, se ficar com nata assim como o leite, era positivo, caso contrario, negativo.

- Colocar urina misturada com cloro em um copo. Se mudasse a cor era porque está mesmo grávida.

De acordo com opiniões de centenas de mulheres, o teste mais eficaz e que não pesa tanto em seu bolso é o de gravidez, sendo que o de farmácia também é eficaz, não tão quanto o de sangue, custando em média de 20 a 50 reais.
Você pode fazer o teste de gravidez desde o primeiro dia que você não teve sue menstruação habitual, porém é recomendável que você espere mais alguns dias para realizar o exame, pois como o concentração de hormônio hCG é maior na urina de manhã, é preferível que você faça o teste de gravidez de manhã cedo, utilizando a primeira urina do dia.
Caso o teste é positivo, você pode concluir que está grávida, devendo marcar uma consulta médica o mais breve, que deverá confirmar o teste por meio de outros.
Teste de gravidez caseiro: método impreciso e pouco confiável

Nenhum comentário:

Postar um comentário