quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Criando seus próprios temas para o Orkut

Uma alternativa para acabar com a mesmice do portal de relacionamentos é o uso de ferramentas como o Orkut Theme Generator, que nada mais é do que um script que modifica o fundo do Orkut com uma imagem que você mesmo escolhe. Apesar de parecer difícil, o uso da ferramenta é simples, e permite que você dê uma mudada no visual do site.
Complemento necessárioGreasemonkey
Para que os temas criados tenham efeito no Orkut, é preciso que você tenha instalado uma extensão do Firefox chamada , que permite executar pequenos códigos de JavaScript. Clique aqui para saber mais detalhes sobre esta ferramenta e entender como ela funciona.
Primeiros passos
Antes de começar a criar seus temas, é preciso que a imagem a ser usada esteja hospedada na Internet. Existem alguns sites de hospedagem gratuitos que você pode utilizar para colocar suas fotos na Web, como é o caso do Overpick, MediaFire, Clip2Net e o português HDD.
A escolha da imagem é muito importante. Se a foto for muito escura pode tornar-se cansativo olhar para a tela do computador, por outro lado, se ela for muito clara, fica quase impossível ler alguma coisa. Outro detalhe importante é o tamanho (largura e altura) que a foto terá. Imagens maiores não se repetem no fundo, e tornam a visualização mais agradável aos olhos.
Coloque o link da imagem.
Feito a hospedagem, copie o endereço da imagem a fim de poder colocá-la como fundo do Orkut. Para isso, acesse o serviço Orkut Plus e, nas caixas de texto presentes no centro da tela, adicione o endereço da imagem no campo “Image Link - Use Large Images for Best Results“ (link da imagem – use fotos grandes para melhores resultador).
Logo abaixo, em “Desired Userscript File Name” (nome desejado para o script), coloque o nome pelo qual o seu tema será conhecido.Após preencher os campos corretamente, clique em“Create Theme” (criar tema) e aguarde alguns instantes.
Caso tudo ocorra bem durante a criação do tema, a tela seguinte exibirá os links para a pré-visualização e execução deste. Caso contrário, uma mensagem de erro será exibida e você deverá fazer o processo novamente.
Instalando o tema
Agora que seu tema já foi criado, é preciso instalá-lo para que o Orkut tenha um visual diferente. Na tela exibida após você ter clicado em “Create Theme”, são exibidos dois links importantes. O primeiro deles instala o tema criado, enquanto o segundo permite que você primeiro visualize como a imagem ficará para que possa optar entre instalar ou criar outro tema que se ajuste melhor.
Escolha sua opção.
Clicando no primeiro link, o Greasemonkey entrará em ação e irá perguntar se você realmente deseja instalar o script gerado. Para confirmar, acesse a opção “Instalar” e aguarde alguns segundos. Note que na barra de status de seu navegador uma mensagem será mostrada informando sobre o sucesso da instalação. Caso algum erro ocorra, uma janela de erro mostrará em detalhes o problema para que você possa resolver.
Enjoei e quero desinstalar. E agora?
Assim como muitos usuários enjoaram das cores padrão do Orkut, é bem provável que em algum momento você canse de olhar para o seu tema. Felizmente é possível desinstalar qualquer aplicativo que tenha sido instalado utilizando o Greasemonkey.
Desinstale o tema.Para realizar esta tarefa, abra a janela do navegador e acesse a opção “Greasemonkey” presente no menu“Ferramentas”. Em seguida, clique em“Gerenciar Scripts de Usuário...” e, na tela exibida, escolha, na seção “Páginas Incluídas”, o item que deseja excluir. Agora, pressione o botão “Desinstalar” e pronto, o aplicativo foi removido.
O que realmente acontece
Ao criar e instalar o tema, na verdade você está criando uma regra para o navegador. Ou seja, sempre que você acessar o site do Orkut, a aparência da página é alterada. Assim, as mudanças feitas pelo tema são visíveis apenas por você, os seus amigos e demais pessoas que acessarem seu perfil continuarão vendo o tema básico do site.
Mas não pense que você foi enganado, mesmo que o Orkut Theme Generator não altere efetivamente o tema do seu Orkut, isso não significa que você precise ficar olhando para o fundo azul toda vez que acessar o portal de relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário